Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Menos portas fechadas

Pedidos de falências são os menores em 10 anos, aponta Serasa Experian

Queda nos pedidos de falência
Pedidos de falência caíram na comparação entre 2020 e 2019. (Foto: Tribuna do PR/Arquivo)

Ouça este conteúdo

Apesar do cenário de crise por causa da pandemia, o Brasil registrou 754 pedidos de falências requeridas de janeiro a setembro de 2020, número bem menor do que aquele do mesmo período de 2019, quando foram 1.100 solicitações. O dado é de levantamento da Serasa Experian, que aponta ainda queda de quase 50% na comparação com os mesmos meses de 2011. Na avaliação do economista da Serasa Experian Luiz Rabi, a situação demonstra que "o pedido de falência está caindo em desuso" e que as empresas têm procurado usar ferramentas que permitem recuperação de crédito "de forma mais eficiente, mais rápida e menos custosa do que mediante processos judiciais". Além disso, Rabi destaca que a ajuda emergencial do governo e a queda da taxa de juros ajudaram as empresas a se manterem”.

Na comparação apenas mensal, foram realizados 82 pedidos de falência, uma queda de 19,6% ante agosto, quando foram verificados 102 pedidos. Tendo como base a comparação de setembro contra agosto também ocorreu queda em todos os portes. Em setembro, foram verificados 47 pedidos de falência de micro e pequenas empresas ante 54 em agosto. Entre as médias, houve queda de 24 para 15 pedidos e, entre as grandes, de 24 para 20. Entre os setores, a Indústria teve alta no número de pedidos; Comércio e Serviços tiveram queda.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.